Saturday, March 25, 2006

Nada querer, tudo ter...

Hoje eu acordei cedo e com uma disposição fora do normal. Não atentei nem pra bronca matinal que minha mãe registrou assim que eu abri a minha janela.

Há tempos eu não me sentia assim. A adaptação à Florianópolis não tem sido fácil. O problema é que eu não posso desligar o meu coração no automático. Tem vezes que sinto como se ainda estivesse em Campinas, pensando quando irei à BH ou à São Paulo ver os amigos... A verdade é que eu formei uma verdadeira família lá e mesmo com a minha família aqui sinto falta deles, assim como sinto da família quando estou em Campinas, é um entrave no coração onde paulatinamente me acostumo.

Hoje fui à missa com o coração ancioso. Missa celebrada por jesuíta em casa de jesuíta. Fui no colégio catarinense para a missa do regional da CVX. Gosto muito das homilia jesuítas e o padre que eu conheci hoje, o Pe Claudio Binns, não foi diferente.

Cheguei atrasada (algumas coisas parecem que nunca mudam), e o padre já principiara a homilia. Era sobre a vida leiga. Cheguei na ponta dos pés e sentei-me. Suspirei e escutei a seguinte frase do padre:
"O leigo tem que viver plenamente, não importa como é a sua vida, tem que viver plenamente. Se você é um univerisitário, tem que viver a plenitude nessa vida também."
Pronto, ele detinha toda a minha atenção. Afinal, acabei de chegar e a única certeza é que a vida universitária me espera... prosseguiu falando sobre a importância que o exame diário, a oração e a confissão tem em nossas vidas. Comparou-os a uma doméstica que dia após dia retira o pó dos móveis. Uma vez por semana faz uma bela faxina e uma vez ao mês, ou quando necessário, uma grande faxina. Falou-nos da importância de não permitirmos que o pó se acumule na alma, e de nos prepararmos bem para a Santa Missa, e a grande preparação para o sacramento da Reconciliação.

Falou também sobre o desapego e a perseverança do cristão em não aceitar o mais fácil, de não se deter a corrupção. Falou sobre a importância em estar presente, não pra fazer grandes coisas, mas estar simplesmente presente. E é isso que eu tenho a oferecer agora.

E isso é tudo o que eu tinha a partilhar por hoje! =)

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

que linda a sua partilha.
bjs
quel

7:43 AM  
Anonymous Anonymous said...

Linda, desculpe pela falta durante esses dias... Saudades!
Isso veio bastante a calhar num momento precioso... "a importância em estar presente, não pra fazer grandes coisas, mas estar simplesmente presente."
Obrigada!
Beijos mil...

9:59 AM  

Post a Comment

<< Home