Monday, February 13, 2006

Do fim ao príncipio

substantivo masculino
1 Rubrica: angiospermas.
trepadeira (Actinidia deliciosa) da fam. das actinidiáceas, de folhas orbiculares, flores de cor creme e bagas ovóides, com pêlos e tomento marrons, de tom claro ou dourado, e polpa verde, com pequenas sementes pretas; kiwi, quivi [Nativa do Leste da Ásia, é muito cultivada, esp. pelos frutos comestíveis, em várias outras regiões, em países como a Nova Zelândia e o Brasil.]
2 Rubrica: angiospermas.
fruto dessa planta, rico em vitamina C, de sabor doce e agradável; kiwi, quivi
(fonte: Dicionário Houaiss)

Quiuí é minha fruta predileta. Eu não me lembro da primeira vez que o provei, mas com certeza minha avó teve participação. Digo isso porque eu sei que se eu visse um quiuí quando criança, com aquela casca peluda, eu não o teria provado.

Quando eu era criança eu amava (ainda amo) ir dormir na casa da vovó. E todas as comidinhas que eu não gostava, ela dava um jeito de eu comer. Provar sem saber o que era. Ela conta até hoje histórias sobre como eu comi couve pela primeira vez. Diz ela que e não queria comer e então ela bateu no liquidificador, misturou no meu feijão e deu pra eu comer. Aliás, elas conta que usou essa técnica pra várias coisas. E quanto as frutas eu me lembro que ela tinha uma faquinha dentro da bolsa reservada para elas. Quando saíamos juntas elas sempre levava umas frutinhas (e é assim até hoje). Ela, com certeza, deve ter tirado a "casca feia" do quiuí e me dado para provar. E, é claro, eu devo ter adorado, pois até hoje essa fruta me apetece mais que qualquer outra.

Ou seja, foi pela peripécias e pelos carinhos de minha avó que eu aprendi a gostar de muitas coisas. Coisas que antes não me agradavam, mas que se tornaram grandes e especiais.

Como o quiuí, que eu não gostava nada por fora e que me parecia que seria igualmente ruim por dentro. Estranho isso, mas é o que eu quero fazer também com as pessoas, quero não julgá-las pela casca, sim experimentá-las sem nenhum preconceito. Quanto mais experimento as pessoas, mais me surpreendo.

O ser humano me fascina. Toda a sua complexidade, toda a sua compaixão, a maneira como se relaciona com os outros e com as coisas... Por isso que hoje eu vejo que quero uma profissão onde possa estudar isso e ajudá-lo nessas delicadas relações.

Quiuís... eles me ensinaram muito sobre relações, sobre seres e sobre coisas. Minha relação com eles, minha relação com o mundo. Ou seja, tudo culpa dos quiuís! Obrigada Deus pelos quiuís! Obrigada Deus pela minha vovó, que me ensinou a gostar de quiuís!

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Sabia! Você gosta de quiuís... Peludos por fora mas frutinhas por dentro... Hahahaha (afff... piada veeelha!)
Beijo!

11:10 AM  
Anonymous Anonymous said...

paradiasdechuva.blogspot.com is very informative. The article is very professionally written. I enjoy reading paradiasdechuva.blogspot.com every day.
cash advance loans payday

1:14 AM  

Post a Comment

<< Home