Wednesday, August 31, 2005

Conversas de cozinha

Uma vez li num livro do Rubem Alves que as pessoas quando visitam nosso coração ficam na sala de estar se comportanto bem e educadamente, como manda a etiqueta, mas as pessoas que realmente amamos levamos para a cozinha, lugar onde o riso impera, onde não se tem regras de etiqueta, onde somente pessoas especiais entram e todos se sentem à vontade para mostrar quem realmente são.

Brincando um pouco com essa metáfora eu a trouxe à minha vida. Eu amo cozinhar para os amigos, e até cozinho bem. Não gosto de cozinhar apenas para mim, na verdade também não gosto de cozinhar para "todo mundo", mas gosto de receber amigos queridos em casa e cozinhar para eles.

Quando isso acontecia a uns dois anos atrás funcionava assim: eu cozinhava, as pessoas esperavam na sala e depois eu levava a comida, agora é diferente. Faço questão de ter as pessoas comigo na cozinha, mesmo que seja apenas para bater um papo, mas o que é bom mesmo é tê-las cozinhando comigo. Abri o meu espaço e me mostrei inteiramente. Não me importo em revelar segredos culinários de décadas da família, mas sempre digo que "o verdadeiro segredo é o amor". Cozinhar é uma arte em que se passa todo o seu sentimento à ela. Então é necessário cozinhar com amor.

Quando alguns dos meu amigos se tornaram vegetarianos não me dei por vencida, expandi o meu cardápio e acabei criando coisas nessa área. Para mim não é somente cozinhar com amor que importa, mas fazer do ato uma forma de amar. Aliás, todos os atos podem ser melhorados se se tornarem atos de amor.

OOOOO mel... e olha que hoje eu nem comi doce! Que dizer só um pouquinho...

4 Comments:

Blogger Karina said...

Aiai, eu gosto muito das conversas de cozinha... Elas dão ótimos resultados pra gente: psicologicamente, afetivamente e o paladar tb agradece.
Aliás... Ainda estamos na época de morango né... que tal **morangorzinhos** com açúcar de baunilha e *brrrrrghtl*???
Blz, tah me devendo jah então! :-P
Beijinhos

5:39 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ahhh, menina do amor!! =) Gostei do que escreveu, deu ótima idéias! rs. E depois me passe este texto do Rubem Alves, que ainda não li. RA é muito bom!!! =) Beijoooos enorrrmes.

11:38 AM  
Anonymous Anonymous said...

ah, o amor! sempre, o amor! tomando conta dos posts... o Amor! =) Beijos, doce menina!

2:33 PM  
Anonymous Anonymous said...

Thais... lembrando uma velha piada/mensagem...

Os amigos visitam o nosso coracao na sala (etc etc)
Os amigos de verdade visitam o nosso coracao na cozinha (etc etc)
Mas os amigos PRA CARAIO vao ate o banheiro do nosso coracao para ver as M... que a gente anda fazendo recentemente... :-)

Beijos pra voce, meu trollzinho albino.

12:34 PM  

Post a Comment

<< Home