Wednesday, August 24, 2005

Um moeda pelo seu pensamento...

O que está escrito abaixo é um email enviado a uma amiga que não está no Brasil, a Madalena.
A conheci em janeiro deste ano, durante o Acampamento Amigos no Senhor, organizado pelos jesuítas. Tivemos uma agradável conversa nesta tarde via msn, que relatei a pedido dela. O resto deixo por conta de vocês e do email:

Mada ,

Transmito-te aqui um pouco, conforme prometi, da nossa conversa.
Sinto muita saudade e não me posso dar ao luxo de esmoecer por isso, mas posso ao menos, nos nosso pequeninos encontros pela vida, mesmo que eletronicos, apaziguar meu coração e tomar mais coragem para seguir caminho.

Nesses vais e vens que a vida nos tras, de vez em quando temos a necessidade de encontrar as pessoas. A minha vida tem sido, já a tempos, de chegadas e partidas. Uma amiga me disse certa vez que Deus faz isso comigo pra que me acostume a minha vocação missionária. Hoje vejo que é muito além disso. Isso é uma questão de liberdade. Amar com liberdade, isso significa saber deixar alguém partir e partir quando necessário.

Desde o ano passado isso se agravou, já que entrei em maior contato com a Companhia de Jesus, e como você sabe, jesuíta é uma raça abençoada, mas que tem o "defeito": são extremamente livres. Ao gozar desta liberdade que essa vida missionária exije, dificilmente passam muito tempo em um mesmo lugar, estão onde precisam estar, onde Deus sabe que eles são necessários.

Eles tem me ensinado muito, vários deles que passaram por aqui deixaram em mim muita saudade... e várias pessoas que encontrei por causa deles também, isso te inclue também!

Cada um que passa me ajuda a construir a minha história, e assim, a construir o que eu sou. Todos de alguma forma contribuem, mesmo que dolorosamente. Até os profesores mais "cruéis" me passam algo. Nem que seja apenas me ensinar a ser mais "forte".

Convém que eu te lembre um pouco sobre como nos conhecemos. Foi em um acampamento pra jovens, em que você se achava velha demais pra entrar, relembro que no dia do teu aniversário, que ocorreu no meio do acampamento, pegamos todas as velas da casa e colocamos no mesmo bolo, para a nossa querida "idosa", como às vezes te chamavamos, só para te contrariar. Quanta coisa aprendermos por lá, não? Quem diria que 9 dias seria suficiente para fazer nascer tamanhas amizades? Isso porque não há como medi-las através de tempo e sim de coração, e lá nos entregamos as novas amizades de coração, por isso ainda mantemos contato, mesmo quando não nos falamos com frenqüência.

Acho que o que eu queria dizer nessas muitas palavras é o que eu poderia dizer em apenas uma palavra do nosso abençoado português: saudade! Muita saudade! E como ainda sou egoísta e não aprendi a amar com a liberdade necessaria, sinto muito a sua falta!

Mesmo assim amar é mais que um prazer a mim, já que me sinto muito amada, preciso muito amar, e isso me faz plena, é em nome desse amor que sou capaz de sair de mim e ir além, sempre mais! Esse "magis" que completa a minha vida.

Deus nos confiou a capacidade de amar, sempre! E isso não foi ao acaso. Deus em sua infinita sabedoria queria entrar cada vez mais no coração do homem e deu ao homem a capacidade dele O espalhar, afinal, Deus é amor, amar não é nada mais que espalhar Deus pelo mundo! Como me alegraria se todas as pessoas do mundo soubessem disso, se eu pudesse dizer a casa cidadão do mundo, o quanto ele é amado por Deus, o quanto ele é capaz de amar! Com queria! Doe-me o coração saber que faço tão pouco, e Deus tão sedento sempre quer mais de nós, e sempre nesse "magis" somos impelidos a fazer mais. A se pudesse ver todos os seres do mundo unidos, somente isso, pelo amor, parece tão lógico! É simples e complicado ao mesmo tempo... Aos poucos eu aprendo.


Madalena, minha querida, só queria te dizer que não importa muito aonde estamos, em qual parte do mundo, o amor é o mesmo, pois somos todos filhos de um mesmo Pai, Criador, Misericordioso e que em sua infinita bondade nos cumula de anjos! Verdadeiros anjos que passam em nossas vidas e nos ensinam muito! Segue, minha amiga, na certeza de ser amada pelo Criador, na certeza da sua presença na nossa vida. Onde quer que vá, segue apenas aquilo que és: humana. E dentro da sua humanidade rompa com seus limites, a exemplo de um Cristo humano que rompeu todos os limeites possiveis em uma cruz!

Permanca em Deus
Ele sempre está em você!

Thaís
--
"Ainda que eu não esperasse o que eu espero, o mesmo que eu Te quero, eu te quereria."

0 Comments:

Post a Comment

<< Home